CPI da Eutanásia ouve funcionários do Bem Estar Animal

Gustavo Cunha e David Batista respondem a questões de condições de trabalho e tratamentos aos animais
CPI da Eutanásia ouve funcionários do Bem Estar Animal

Por: Francine Rezende - Foto: Allan S. Ribeiro

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara que investiga os casos e procedimentos de prática de eutanásia em animais na Coordenadoria de Bem Estar Animal, reuniu-se na tarde desta terça-feira (10), para realização de oitiva com o veterinário responsável do CCZ, Gustavo Cunha, e o encarregado da divisão de trabalhos, David Batista.

O presidente dos trabalhos, vereador Marcos Papa (REDE) e os membros presentes Paulo Modas (PROS),  Jean Corauci (PDT), Dadinho (PTB) e Marmita (PR)  fizeram questionamentos desde o trabalho operacional de recolhimento de animais até sobre as analises de que o animal precisa ser eutanasiado.

Sobre a aplicação de eutanásia, o veterinário disse que esse procedimento é realizado  em situações de sofrimento do animal, quando não responde em nenhuma hipótese ao tratamento proposto. São casos, segundo o Gustavo, em que os animais estão agonizando, com vírus da Cinomose em estágio grave ou fratura irreversível, nisso a eutanásia é realizada no mesmo dia.

Gustavo informou que eles não possuem aparelhos adequados de raio - x e nem um convênio com uma clínica, então as avaliações são feitas por ele mesmo, onde decide se será eutanasiado ou não.

Segundo David Batista, o recolhimento dos animais na rua são seletivos, os que estão agonizando, com sofrimento maior são os principais a serem recolhidos.

A Comissão deliberou e aprovou a convocação da veterinária Ana Carolina Chaves Pisa, que também serviu o órgão, por videoconferência.